13/12/2010

Ácido Azeláico: faz maravilhas pela sua pele!

O Ácido Azeláico é um dos ativos mais conhecidos pela sua eficácia no combate à acne suave e moderada, além de outras desordens epidérmicas. Encontrado no trigo, na cevada ou no centeio, o ácido azeláico é produzido através da fermentação desses cerais por um fungo.

Assim como a penicilina, que também é uma substância produzida pelos fungos, esse ácido tem poder bactericida reduzindo o crescimento das bactérias no folículo piloso. Além disso, o ácido azeláico também combate os radicais livres prevenindo o envelhecimento da pele, reduz a inflamação e tem poder de clarear manchas. Especula-se ainda que ele poderia atuar como inibidor da enzima 5-alfa-reductase e tratar a queda de cabelo. Trata-se de um verdadeiro mil e uma utilidades!

É o único produto capaz de reduzir eficientemente os níveis de ácidos graxos livres no sebo, ao mesmo tempo em que reduz o número de bactérias causadoras da acne, sem interferir na produção sebácea normal. Ele tem importante aplicação terapêutica na rosácea e nas desordens hiperpigmentantes. Muitos pacientes com pequenos vasinhos na face (telangectasias) não toleram tratamentos com ácido retinóico, que é tudo de bom para tratar acne e rejuvenescer a pele, porém, por induzir proliferação vascular acaba piorando os vasinhos.O azeláico é bem indicado nestes casos.

O produto também é interessante para as pessoas de pele sensível, que sentem muita irritação com o uso de outras substâncias como o peróxido de benzóila ou o próprio ácido retinóico, já que o azeláico costuma trazer menos efeitos irritativos.

Outra vantagem é que por ser menos fotosensibilizante do que o ácido retinóico o azeláico pode ser usado durante o dia, inclusive no verão, desde que se faça uma proteção solar adequada.

O medicamento foi testado com sucesso, o que pode ser verificado em um estudo com 99 pacientes publicado em 1995, no qual 73% dos pacientes considerou o resultado do tratamento como bom ou excelente após 6 meses de tratamento (vale lembrar que como qualquer tratamento contra acne ou rosácea é preciso ter paciência já que os resultados demoram para aparecer).

Azeloglicina é o Ácido Azeláico solúvel, um produto com qualidades que nenhuma outra substância possui no mercado. Ela pode ser considerada um emulsionante hidrofílico, o que é uma importante característica quando se fala da aplicação do Ácido Azeláico em produtos cosméticos. A Azeloglicina interfere na patogenesia da acne por sua propriedade anti-queratinizante, antibacteriana e antiinflamatória.

Acredita-se que a sua ação ocorra pela redução da síntese protéica nas células. Sabe-se que o efeito redutor da Azeloglicina sobre os ácidos graxos se deve à inibição competitiva da 5-alfa-redutase, bloqueando a conversão da testosterona a diidrotestosterona (DHT). A sua maior ação normalizadora de lipídeos é detectada na região da testa e do queixo.

Se você acha que pode se dar bem com esse ácido, corra para o seu médico e veja se realmente há indicação! E depois desfrute de uma pele nova!

Dra. Priscila Rosa Pereira.

16 comentários:

  1. Gostei muito da pesquisa,porém gostaria de saber se for possível, se existe alguma informação sobre contra indicação do Acido Azelaico.Obrigada por essa e outras informações que já visitei.Um abraço.
    Meu nome é Solange e sou Esteticista.
    Izosol@hotmail.com

    ResponderExcluir
  2. Olá Solange, a princípio não há nenhuma contra-indicação clássica, apenas se houver sensibilidade individual do paciente. Beijos!

    ResponderExcluir
  3. ola me chamo josi estou gravidade 3 meses e gostaria de saber se posso usar acido azelaico e se não vai fazer mal ao bebe? bjos

    ResponderExcluir
  4. Oi Josi! Não existe nenhuma contra-indicação para grávidas, so for indicado para seu caso, pode usar sem problemas! bjos

    ResponderExcluir
  5. Olá,
    Tinha muuuitos vasinhos (telangectasias) no rosto, principalmente no nariz. Fiz cindo sessões de luz pulsada com intervalo de 15-20 dias entre cada uma. Já na primeira sessão, os vasinhos das asas do nariz sumiram. Porém, um mês depois, muitos voltaram. Os vasinhos da área osséa (em cima do nariz) não sairam... Durante todo o tratamento, cerca de 3 meses, o únicos produtos que usei foram sabonete neutro (para bebês) e filtro solar fator 70. Pelas minhas pesquisas na internet e conversa com um profissional, desconfio que a pessoa que aplicou o laser não soube tirar proveito do equipamento utilizado (Starlux), pois mesmo depois de 5 sessões ainda tenho muitos vasinhos no nariz. Pergunto: depois de 5 sessões, os vasinhos não deveriam ter ‘sumido’? Ainda, o ácido azeláico é o produto mais indicado para quem tem vasinhos? Ele clareia manchas? Posso usá-lo toda noite? É verdade que a vitamina C piora as telangectasias? Antecipadamente, agradeço muito sua atenção! Camila

    ResponderExcluir
  6. Oi Camila, é muito complicado avaliar o porque que os vasinhos não sumiram...são vários os fatores que podem fazer com que o tratamento demore mais ou menos para ser efetivo...quanto ao ácido azeláico ele é muito bem indicado para pele com vasinhos e clareia manchas sim! Beijinhos!

    ResponderExcluir
  7. olá meu nome é susana e estou fazendo tratamneto com hidroquinona e gostaria de saber se posso utilizar o ácido azelaico como coadjuvante... bjos...

    ResponderExcluir
  8. Oi Suzana, não existe nenhum problema em usar os 2 juntos, se houver indicação para o seu caso. Não há nenhuma contraindicação clássica para esta combinação. Um abraço.

    ResponderExcluir
  9. Olá , estou fazendo tratamento para acne e gostaria de saber se o acido azelaico também é indicado para o tratamento de manhas causadas pela acne , e manchas escuras no buço . Obrigada .

    ResponderExcluir
  10. Olá Andrea, ele pode ser usado com essa finalidade sim! bjos

    ResponderExcluir
  11. Ola, gostaria de saber se o ácido azelaico também é indicado para as manchas nas axilas,Obrigada

    ResponderExcluir
  12. Boa tarde!
    Fui a Dermatologista e ela me passou dermazelaic gel que em sua composição tem ácido azeláico para clarear pecoço, axilas e virilhas. Funciona mesmo para isso? Posso passar no rosto também?
    Obrigada!
    Luciene

    ResponderExcluir
  13. Olá Luciene, ele pode sim ser usado no rosto, e funciona mesmo para clarear as manchas! bjos

    ResponderExcluir
  14. Oi. Gostaria de saber a concentraçao mais indicada para o uso do acido azelaico. Obrigada

    ResponderExcluir
  15. Geralmente se usa 15%,mas depende de cada caso! bjos

    ResponderExcluir
  16. A dermatologista me receitou Azelan em noites alternadas com diacneal (ácido glicólico). Tenho rosácea e pele oleosa e acnéica, com leves cicatrizes de acne.

    Estou usando o Azelan há mais de dois meses e, sinceramente, não percebi diferença.

    A minha dermatologista tb disse que fazia milagres. Vou esperar os 6 meses pra ver resultado, porque, como já percebi nos tratamentos dermatológicos, tem que ter paciência para ver os resultados.

    Tlvz seja pq uso mt pouco, uma vez dia sim, dia não. Acho que vou passar a usar todo dia...

    ResponderExcluir